A partir de julho de 2025, milhões de usuários poderão ter a internet gratuita da Starlink, empresa do bilionário Elon Musk. No entanto, não são todas as regiões do mundo que têm o ao serviço. Saiba como fica a disponibilidade em Santa Catarina. 201f6
Conforme o mapa de disponibilidade do sinal da Starlink, todas as regiões do Brasil, incluindo Santa Catarina, têm cobertura do sinal de internet. Portanto, os catarinenses residentes em qualquer área do estado terão o serviço à disposição.
Porém, não são todas as pessoas que conseguirão ar a internet gratuita da Starlink. Isso porque alguns aparelhos possuem limitações e não têm configurações compatíveis com o serviço.
Como ativar a conexão com a internet gratuita da Starlink
Para ar e ativar o serviço de conexão, é preciso conferir se o dispositivo está atualizado e se é compatível com o programa. Entre os smartphones compatíveis, estão:
- iPhone 14 e posteriores;
- Google Pixel 9;
- Dispositivos Motorola lançados a partir de 2024;
- Samsung Galaxy A14, A15, A16, A35, A53 e A54;
- Série Samsung Galaxy S21 e posteriores.
Caso o aparelho seja compatível com a conexão, é necessário ativar a internet móvel para redes emergenciais. A ativação é feita nas configurações do dispositivo, nas seções “Conexões” ou “Redes móveis”.
Quando habilitadas as funções de o emergencial, o smarphone irá conectar de forma automática à internet gratuita da Starlink.
O que é o projeto da Starlink desenvolvido por empresa de Musk
A Starlink é um projeto desenvolvido pela SpaceX, que também pertence a Elon Musk. Com o uso de satélites de baixa órbita, a internet da empresa pode ser oferecida mesmo em áreas remotas que não possuem sinal de operadoras convencionais.
O serviço com conectividade gratuita estará disponível apenas para alguns modelos de smarphones. A conexão poderá ser identificada pela tela dos dispositivos como “T-Mobile SpaceX”.
De início, os usuários poderão somente enviar e receber mensagens de texto, compartilhamento de localização e ter o a serviços de emergência.
Onde a internet gratuita da Starlink pode ser ada no mundo?

Segundo o mapa de disponibilidade do sinal da Starlink, elaborado pela própria empresa, a maioria dos países já está na área de cobertura do serviço, enquanto outros estão na lista de espera.
Na lista de espera há países que terão o serviço ainda este ano, outros apenas em 2026, e outros sem data de previsão, pois aguardam aprovação regulatória dos seus governos.
Apenas Afeganistão, Bielorrússia, China, Coreia do Norte, Irã, Rússia e Síria não são cobertos pelo serviço e não possuem previsão para tê-lo.
O mapa completo pode ser ado no site da Starlink.